E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. (Lc 1,47-49)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Famílias em colapso: e daí, o que temos com isso?

Dentre os diversos dramas que vivemos em nossa sociedade moderna, há um que contribui para a degradação de vários outros: a ruptura familiar. É triste assumir que num mundo cada vez mais desenvolvido estamos passando por quebras de paradigmas tão impactantes. Encontrar-se no habitual horário matinal para tomar o café da manhã com os membros da família é cada vez mais raro.As pessoas andam muito apressadas a fim de darem conta de seus afazeres cotidianos. Antes o pai saia para o trabalho, a mãe cuidava da casa e das crianças, os filhos iam à escola, faziam suas tarefas, brincavam com seus amiguinhos e todos se respeitavam, tinham confiança um no outro e conviviam. Mas essa rotina mudou com a globalização. As coisas já não são mais iguais há muito tempo. Os princípios constituídos pela família foram se perdendo ao longo dos anos, dando lugar à correria do dia-a-dia e às novas tecnologias.
As estruturas familiares estão ruindo a partir da falta de tempo, paciência, amizade e compreensão entre os envolvidos. Vive-se atualmente a individualidade, cada um por si e Deus por todos. Cruel, mas real. Os pais não têm mais respeito e atenção pelos filhos que por sua vez confronta-os com seus métodos cibernéticos, desafiando as normas e se envolvendo nas mais incrédulas confusões. A família que antes servia como base e alicerce hoje encurta o relacionamento, dando vez à falta de diálogo e de união.

Por Mônica Valle

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário


"ORAÇÃO A VIRGEM MÃE DE DEUS DAS CANDEIAS"

Virgem Santíssima, Mãe de Deus das Candeias
Vós que pelos merecimentos de vosso filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe. Vós que não desprezeis as súplicas humanas, nem a elas fechais o vosso compassivo e misericordioso coração: iluminai-me na estrada da vida, encaminhai os meus passos e as minhas ações para o verdadeiro bem. Livrai me de todos os perigos a que está exposta a minha fraqueza; defendei-me dos meus inimigos, todos os dias de minha vida, enquanto não me virdes já salvo no céu a agradecer-vos e louvar-vos. E depois de todos estes benefícios da vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde estais com Jesus Cristo, Nosso Senhor, que vive e reina por todos os séculos dos séculos.
Amém.