E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. (Lc 1,47-49)

terça-feira, 27 de julho de 2010

ATUALIDADES: Jovens entre 10 e 12 anos são usuários ativos do álcool.

Em várias missas que acompanhei ministrada pelo vigário paroquial Frei Francisco Bezerra, cujo assunto foi sobre o alcoolismo, ele fazia uma observação que jugo substancial na entrada dessa droga lícita no ambiente familiar. O Frei dizia que o nome cerveja – no diminutivo cervejinha –, tirava o foco das conseqüências que o álcool produz caso seja ingerido em excesso e sem moderação. Segundo sua reflexão, a palavra no diminutivo transforma o ato de beber em algo cômico. “Um golinho, umazinha, rapidinha, quando você se der conta já está no fundo do poço”, alertou.
Segundo dados da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), aos 12 anos de idade, quase 13% dos estudantes brasileiros já usaram algum tipo de droga ilícita pelo menos uma vez, e 7% experimentaram cigarros. Mas a droga que ainda faz mais sucesso entre os jovens brasileiros continua sendo o álcool. O quinto levantamento nacional sobre consumo de drogas entre estudantes, preparado pela instituição mostrou que, dos 48.155 jovens que participaram da pesquisa, 41% já tinham usado bebidas alcoólicas entre os 10 e 12 anos. Aos 18 anos, 81% deles já haviam bebido.
O álcool também é a droga de uso mais freqüente entre os jovens e foi considerado pelos pesquisadores um "grande problema de saúde pública". Entre os entrevistados, 11,7% afirmaram que faziam uso freqüente de bebidas alcoólicas - no mínimo seis vezes por mês - e 6,7%, uso pesado (pelo menos 20 dias por mês). Outro dado que assusta é da Organização Mundial de Saúde, é que as drogas ilícitas respondem por 0,8% dos problemas de saúde em todo o mundo, enquanto o cigarro e o álcool, juntos, são responsáveis por 8,1% desses problemas. No tratando de Brasil, a capital baiana se destaca com maior percentual de consumo abusivo de álcool entre a população entrevistada, seguida de Belém (PA) e Palmas (TO). O menor percentual foi verificado em Curitiba (PR).
Há uma série de números que impressionam e listadas aqui não caberiam, no entanto o problema nunca será algo impossível de se combater. A família sempre será um dos grandes pilares da reeducação e prevenção desse mal que vem destruindo jovens e adultos de forma desleal e prematura. A educação dos filhos é uma das tarefas mais importantes que os pais podem realizar. Hoje em dia, o incentivo ao uso do álcool e de outras drogas dentro da própria família é muito grande. É necessário medidas que impeçam a banalização dessa droga. Em casa a melhor forma de combate é o exemplo, que arrasta multidões.

Por Uilson Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário


"ORAÇÃO A VIRGEM MÃE DE DEUS DAS CANDEIAS"

Virgem Santíssima, Mãe de Deus das Candeias
Vós que pelos merecimentos de vosso filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe. Vós que não desprezeis as súplicas humanas, nem a elas fechais o vosso compassivo e misericordioso coração: iluminai-me na estrada da vida, encaminhai os meus passos e as minhas ações para o verdadeiro bem. Livrai me de todos os perigos a que está exposta a minha fraqueza; defendei-me dos meus inimigos, todos os dias de minha vida, enquanto não me virdes já salvo no céu a agradecer-vos e louvar-vos. E depois de todos estes benefícios da vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde estais com Jesus Cristo, Nosso Senhor, que vive e reina por todos os séculos dos séculos.
Amém.