E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. (Lc 1,47-49)

sábado, 14 de agosto de 2010

Vocação: Tudo por amor!!

Catecismo

Para tanto, de acordo com o Catecismo da Igreja, existem alguns tipos de vocação que possibilitam á entrega de nossa vida ao amor do pai, como a conhecida vocação da castidade, que significa a integração correta da sexualidade na pessoa e, com isso, a unidade interior do homem em seu ser corporal e espiritual. Fazer valer essa vocação não é fácil, mas como em todas elas o compromisso é fundamental. Há uma vocação que precisa ser praticada todos os dias e que nós enquanto seres humanos não damos o valor necessário, é a vocação para o amor. Deus, que criou o homem por amor, também o chamou para o amor, vocação fundamental e inata de todos nós. Pois o homem foi criado á imagem e semelhança de Deus, que é amor.
Ainda há a vocação da humanidade que consiste em manifestar a imagem de Deus e ser transformada à imagem do Filho único do Pai. Esta vocação implica numa dimensão pessoal, pois um é chamado a entrar na bem-aventurança divina, mas concerne também ao conjunto da comunidade humana. Há também os que exercem a vocação de leigos consagrados, que por sua própria vocação, procuram o Reino de Deus exercendo funções temporais e ordenando-as segundo Deus.

Tudo por amor

Toda a Igreja é apostólica na medida em que, por meio dos sucessores de S. Pedro e dos apóstolos, permanece em comunhão de fé e de vida com sua origem. Toda a Igreja é apostólica na medida em que é ‘enviada’ ao mundo inteiro; todos os membros da Igreja, ainda que de formas diversas, participam deste envio. Essa missão é chamada de vocação para o apostolado, a atividade que tende a estender o reino de Cristo a toda a terra.
A vocação para o matrimônio está inscrita na própria natureza do homem e da mulher, conforme descreve o livro de Gênesis: “Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a”. (Gn 1,28). O amor de Deus precisa ser semeado nas famílias para que a vocação seja cumprida.
E por fim, a Vocação Sacerdotal, que consiste naqueles que recebem o sacramento da Ordem e são consagrados para ser, em nome de Cristo, os pastores da Igreja. A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja. São eles que ajudam com sua sabedoria a disseminar a semente do amor do pai na terra e levam consigo a certeza de um reino melhor, afim de que nos convertamos e acreditemos nas promessas de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


"ORAÇÃO A VIRGEM MÃE DE DEUS DAS CANDEIAS"

Virgem Santíssima, Mãe de Deus das Candeias
Vós que pelos merecimentos de vosso filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe. Vós que não desprezeis as súplicas humanas, nem a elas fechais o vosso compassivo e misericordioso coração: iluminai-me na estrada da vida, encaminhai os meus passos e as minhas ações para o verdadeiro bem. Livrai me de todos os perigos a que está exposta a minha fraqueza; defendei-me dos meus inimigos, todos os dias de minha vida, enquanto não me virdes já salvo no céu a agradecer-vos e louvar-vos. E depois de todos estes benefícios da vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde estais com Jesus Cristo, Nosso Senhor, que vive e reina por todos os séculos dos séculos.
Amém.