E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. (Lc 1,47-49)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Olhar além do que se vê

É engraçado como passamos despercebidos diante das maravilhas da natureza que estão visíveis aos nossos olhos, um sinal típico de pessoas modernas que têm seu tempo ocupado com muitas tarefas. Compreendo que às vezes é difícil perceber algo especial já que temos o tempo tão corrido, mas posso garantir que a vida se torna bem melhor quando damos valor aos belos e mínimos detalhes que nos são proporcionados, todos os dias e em todos os ambientes.
Semana passada faltou energia na cidade e por acaso era noite de lua cheia. Minha mãe ao dar uma olhada na rua para conferir o que estava se passando, viu uma luz esplendorosa no alto, iluminando a escuridão, abobada disse: “nunca vi a lua tão bonita assim!”. Pegou sua câmera e me pediu para filmar o espetáculo. Realmente, pensei, estava linda, digna de aplausos. Mas também avaliei que a lua tem sua fase cheia em todos os meses e poucas são as pessoas que param para contemplá-la.
O exemplo da lua é suficiente para refletirmos sobre o que realmente damos importância nesta vida. É um exemplo básico, mas poderíamos citar outros: a luz do sol nas manhãs ensolaradas; um jardim de belas flores na beira da estrada; um passarinho na janela de casa; uma revoada de pombos, ou o vento no inicio da tarde depois do almoço. O diferente é tão comum que às vezes não percebemos a beleza de uma árvore num caminho no qual passamos todos os dias.
Essas atrações fazem parte da vida, a gente opta sobre o que devemos fazer. Temos milhares de razões para sermos felizes sempre. A felicidade não depende das coisas nem das pessoas, mas no que há dentro de nós. No que conseguimos enxergar. Não adianta o sol ter um brilho intenso, ou a tarde estar maravilhosa. Se em nossa alma tiver qualquer cisco, não conseguiremos ver a beleza constante que há ao nosso redor. É necessário aprendermos a enxergar com os olhos do coração. Atentos também aos outros. Ao detalhe do olhar, do sorriso ou de um gesto, mesmo que seja mínimo, mas atencioso.

Por Mônica Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário


"ORAÇÃO A VIRGEM MÃE DE DEUS DAS CANDEIAS"

Virgem Santíssima, Mãe de Deus das Candeias
Vós que pelos merecimentos de vosso filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe. Vós que não desprezeis as súplicas humanas, nem a elas fechais o vosso compassivo e misericordioso coração: iluminai-me na estrada da vida, encaminhai os meus passos e as minhas ações para o verdadeiro bem. Livrai me de todos os perigos a que está exposta a minha fraqueza; defendei-me dos meus inimigos, todos os dias de minha vida, enquanto não me virdes já salvo no céu a agradecer-vos e louvar-vos. E depois de todos estes benefícios da vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde estais com Jesus Cristo, Nosso Senhor, que vive e reina por todos os séculos dos séculos.
Amém.