E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. (Lc 1,47-49)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A selvageria humana

Nos últimos dois anos vivenciamos episódios macabros em relação à violência, onde pessoas estão sujando suas mãos para cometerem crimes contra o outro buscando resolver seus problemas de forma mais rápida e eficaz. Casos de assassinatos covardes, de mulheres espedaçadas, corpos mutilados e desaparecidos, corpos jogados dentro do rio, túneis interditados violados por adolescentes inescrupulosos que atropelam e matam sem prestar socorro, polícia recebendo propina para alterar fatos… é lixo demais pra se conviver!
Situações famosas que cai sobre o colo dos brasileiros demonstrando uma nova e triste forma de se eliminar alguém. Esses são os casos de repercussão nacional, no entanto, bem perto de nós temos casos diferentes, mas o destino é o mesmo: ou alguém morre, ou você destrói a vida de alguém. Como se diferencia a dor de uma mãe famosa que perdeu seu filho em um túnel, de uma mãe que mora no município de Candeias no bairro do Ouro Negro que também perdeu seu filho com a doença da meningite tipo C? A dor é igual, mas a repercussão é bem diferente.
Certa vez ouvir uma frase que dizia: em meio à guerra tem sempre alguém chorando, em contrapartida, tem sempre alguém para vender o lenço e ganhar seu pão com a dor do próximo. Em meios a essas tragédias sociais e a visível falência da imprescindível instituição chamada família, muitas empresas patrocinadoras de canais lucram com o sofrimento alheio. Escândalos giram o capital. O sangue dessas vítimas garante o salário do juiz, do advogado, do repórter, do apresentador... São mais comerciais vistos, isto é, mais produtos vendidos. Mais empregos: Médios, policiais, coveiros, técnicos de áudio... Mais discursos políticos... Por falar em políticos, candeienses preparem seus ouvidos para escutar: “fulano não fez isso, Beltrano não fez aquilo”, todavia, o jovem Rafael (19) filho da mulher do Ouro Negro já morreu por falta da vacina que o governo do estado não encaminhou para região metropolitana. Iaí o que fazer?
O maior medo que tenho de tudo isso, é que os seres humanos estão se imunizando com esses fatos. Ninguém mais se surpreende com essas tristes ações, nem mesmo os próprios acusados de terem cometidos o cujo delito. O goleiro Bruno no último depoimento saiu rindo e dizendo que ainda vai rir muito de tudo isso, ameaçando ainda processar o estado por danos a sua imagem. Alexandre Nardoni não derramava uma lágrima sequer em meio ao desdobramento do assassinato de sua própria filha. O ex-namorado de Mercia jura que nada fez!
E para emplacar de vez o novo espírito selvagem de alguns muitos brasileiros, um cidadão resolve no longínquo município de Belfort Roxo, Rio de Janeiro, derramar dois litros de gasolina em cima do cavalo e atear fogo para se deslumbrar da real cena do animal agonizando até a morte para saciar sua sede de bel prazer. Ainda bem que o pobre cavalinho se salvou, foi apelidado como queimadinho, e o insolente que fez isso deve ter ganhado o apelido de “miseravão”, ou até mesmo, quem sabe, de animal sem colocar entre aspas.
Dizem que hoje em dia o brasileiro só derrama uma lágrima quando é partida de futebol. Se meu time for campeão, ótimo! O resto que se dane. Se o time for rebaixado para uma série inferior, o mundo acabou pra mim. Ao tentar explicar o porquê dessa nova tendência selvagem que o homem estar se tornando em pleno século XXI, diante de tudo isso que relatei, a resposta é bem simples: esqueceram Jesus de Nazaré!

Por Uilson Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário


"ORAÇÃO A VIRGEM MÃE DE DEUS DAS CANDEIAS"

Virgem Santíssima, Mãe de Deus das Candeias
Vós que pelos merecimentos de vosso filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe. Vós que não desprezeis as súplicas humanas, nem a elas fechais o vosso compassivo e misericordioso coração: iluminai-me na estrada da vida, encaminhai os meus passos e as minhas ações para o verdadeiro bem. Livrai me de todos os perigos a que está exposta a minha fraqueza; defendei-me dos meus inimigos, todos os dias de minha vida, enquanto não me virdes já salvo no céu a agradecer-vos e louvar-vos. E depois de todos estes benefícios da vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde estais com Jesus Cristo, Nosso Senhor, que vive e reina por todos os séculos dos séculos.
Amém.