E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. (Lc 1,47-49)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Celebridades em alta nas eleições de 2010

As celebridades do Brasil resolveram sair dos seus respectivos âmbitos de trabalho para serem representantes “leais” do povo brasileiro. A migração dos novos parlamentares vem de várias áreas do entretenimento como música, humor, reality shows, esporte dentre outros. Vou escrever esse texto abordando somente os candidatos que eram artistas da música, e agora resolveram trilhar o caminho da vida pública, na expectativa de serem eleitos para dar alegria ao povo, agora de maneira bem diferente, mas com a mesma finalidade: ganhar mais dinheiro.
Os músicos foram aqueles que mais aderiram na “luta” pelo povo. Essa nova tendência do elo músico/político pode ter duas explicações: 1º devido ao crescimento inegável da pirataria no país, muitos cantores de nomes consagrados no mercado brasileiro deixaram de depositar sua confiança somente na venda de CDs e DVDs; 2º os artistas da música estão se aproveitando de um público já conquistado, e consequentemente, esses tenham usado o sentimento dos seus fãs para assim, concorrer com certa vantagem na disputa aos cargos públicos. 
Netinho di Paula (PCdoB) ex-cantor do grupo de pagode Negritude Júnior e ex-apresentador do programa “Domingo da Gente” da Record, foi o 3º vereador mais votado em São Paulo em 2008, agora já busca o Senado. O forrozeiro Frank Aguiar, recordista de votos a deputado em São Paulo, com nada mais que 144.797 votos, vai disputar a reeleição. A lista de cantores políticos pelo Brasil segue. O cantor brega Reginaldo Rossi (PDT), resolveu parar de reclamar com os garçons nas mesas de bares, e se candidatou a deputado estadual no Recife. Os irmãos Kiko e Leandro do grupo KLB, ambos do partido Democratas, perceberam que só falar de amor já não dava mais tanto dinheiro assim, dispensou o romantismo para um tentar uma vaga no federal e o outro no estadual.
Se alguém pensava que o funk ficaria de fora dessa nova tendência da nossa política se enganou. Tatiana dos Santos (PTC), conhecida como “Tati Quebra Barraco” também acredita que poderá ser capaz de dar sua contribuição na Câmara Federal. Sabemos que na polícia ela já deu várias contribuições, pois foi presa por infração de trânsito, por estar alcoolizada, enfim, mas nada que chegue aos pés de escândalos como dinheiro na cueca, ou na meia de certas pessoas, como temos visto e ouvido nos meios de comunicação.
Completando o time das cantoras e dançarinas do funk carioca, Suellen Mendes (PTC) conhecida como Mulher Pêra, e Cristina Célia, a Mulher Melão, também brigam pela gorda fatia do bolo do poder Legislativo. Aqui na Bahia a vereadora LeoKret (DEM) deu um beijo famoso em ACM Neto em plena Avenida sete, foi eleita em 2008 e acredita que também poderá ser deputada estadual no dia 3 de outubro. Entretanto, parece que os eleitores não aprovam essa nova tendência da política brasileira, em enquete ainda em andamento no Atarde Online mostrou que 57,59% de 7, 121 pessoas (votação computada até o dia 25/08, às 16h40) opinaram que os famosos só querem usar a política para aparecer e 21,79% acham que os compromissos de celebridade podem atrapalhar a agenda política. Apenas 11,21% dos que participaram da pesquisa acreditam em qualquer candidato com boas propostas e 9,41% acham que a fama não tem relação com o perfil político. 
Depois dessa lista, não me surpreenderia de modo algum quando Ivete Sangalo ou Bell Marques resolvessem se candidatar a algum cargo público. Muitos podem até dizer que isso seria improvável, mas se eles acharem que ainda não tem dinheiro suficiente para sobreviver e dar continuidade ao alto padrão de vida que levam, a política é uma boa garantia de dinheiro fácil e sem fiscalização adequada. Em tempos de vacas gordas, todos são convidados a de vez em quando dar uma boa mamada nessa Pátria Mãe Gentil chamada Brasil! 

Por Uilson Vitor

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

De que forma está sua vida social?

Vamos fazer uma viagem pelo início da civilização? Para isso, teremos que nos transportar para a região conhecida como o berço da humanidade, a Mesopotâmia, região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio. Aqui, as cidades surgiram a partir da agricultura. Alguns séculos antes de Cristo a melhor palavra para definir vida em grupo na Mesopotâmia era a partilha. Todos trabalhavam para suprir as necessidades básicas. Todos plantavam o alimento para juntos, colherem.
Para o bem ou para o mal, o poder do homem de revolucionar e modificar o espaço em que ele vive expandiu a agricultura e criou o comércio. Passaram a existir patrões e empregados. O dinheiro começava a exercer domínio sobre relações sociais, iniciando por sua vez, conflitos, disputa pelo poder e as necessidades que antes eram básicas, passam a ganhar novas proporções.
Voltando para uma realidade muito mais dura, a Mesopotâmia deu lugar ao atual Iraque, local conhecido pelos constantes conflitos territoriais e religiosos. Chegando mais perto do que conhecemos sobre a socialização de pessoas, aqui no Brasil e em várias partes do mundo, a vida social está cada vez menos frequente. A luta agora é contra os vícios gerados pelas novas formas de comunicar. Encontros pessoas estão sendo substituídos por encontros virtuais e as correspondências não atravessam a tela do computador. Milhares de pessoas se comunicam sem nunca terem se visto pessoalmente, nem sequer conhecem a voz do outro pelo telefone.
O antigo e maravilhoso ato de colocar a cadeira na porta de casa e papear com os vizinhos já não é mais visto pelas novas gerações. As pessoas estão evoluindo de acordo com as mudanças que lhes são impostas, mas muito bom seria se conseguíssemos resgatar aquelas sensações do passado e carregá-las através do tempo.
Por mais maravilhosa que seja as ferramentas digitais, capazes de nos fazer enxergar tudo o que existe no mundo, através apenas do computador, não há mal nenhum, muito pelo contrário, faz um bem enorme a relação face a face. Uma boa conversa, um encontro com amigos e horas de risadas são capazes de salvar vidas, pode acreditar.

Por Milena Brasil

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sugestões de como ler a Bíblia:

1. Se você não tiver uma Bíblia, adquira uma em livrarias católicas. As versões comercializadas por livrarias evangélicas são incompletas quanto ao Antigo Testamento (faltam 7 livros e alguns trechos de Ester e Daniel). Além disso, compre também um comentário bíblico para ajudá-lo durante a leitura.

2. Se você resolver dedicar 15 minutos diários, use 5 minutos para leitura e 10 minutos para o estudo.

3. Antes de começar sempre ore: "Espírito Santo: Tu inspiraste estas palavras. Ilumina a minha mente para que eu possa compreendê-las. Vem, Espírito Santo, ilumina o meu coração e o meu entendimento. Ajuda-me a reconhecer a Verdade eterna que preciso para agradar a Deus. Amém."

4. Selecione a leitura. Você pode seguir a sugestão da Igreja e fazer leituras selecionadas para o tempo litúrgico em que estiver (algumas Bíblias trazem essa seleção de textos em apêndice no final do volume) ou ler a Bíblia na forma sequencial, a partir do primeiro livro (caso seja essa a preferência, é aconselhado que a leitura comece pelo Novo Testamento, por ter um conteúdo mais leve e de mais fácil entendimento).

5. Leia com atenção cada versículo. Releia todo o texto mais uma ou duas vezes, para melhor entendimento.

6. Identifique-se com os personagens. Se estiver lendo os Evangelhos, coloque-se no lugar do sofredor Lázaro, por exemplo, ou no lugar de Mateus convidando Jesus para uma refeição. Ainda nas parábolas considere tudo o que Jesus fala como diretamente para você.

7. Leia também todas as notas de rodapé existentes na sua Bíblia: elas são importantes principalmente para os pontos mais complexos.

8. Ore ao terminar leitura. Peça ao Senhor para que fale ao teu coração.

9. Prossiga o estudo tomando nota das passagens que mais o tocam. Neste ponto, utilize o método do pe. Jonas Abib, dividindo as citações em cinco pontos:
· Promessas: é tudo aquilo que Deus promete àqueles que cumprem (ouvem e praticam) a Sua Palavra. São promessas em que podemos seguramente confiar. Ex.: "Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou no meio deles" (Mt 18,20); v.tb.: Jo 1,12; Lc 11,13; Ef 6,8.
· Ordens: são os mandamentos que devemos obedecer durante a nossa vida, onde demonstramos a nossa fidelidade a Deus. Ex.: "Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado" (Jo 13,34); v.tb.: Mt 5,37; Mc 16,15; Lc 6,27-28.
· Princípios Eternos: são as leis que regem o Reino de Deus e não devem ser confundidos com as ordens. São os segredos do funcionamento do Reino. Ex.: "Para os puros, todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes, nada é puro; até sua mente e consciência são corrompidas" (Tt 1,15); v.tb.: Lc 6,36; 18,14; 1Tm 6,7.
· Mensagem de Deus para Hoje: certamente Deus tem uma mensagem para você. Faça de maneira pessoal, com suas próprias palavras.
· Como Aplicar a Leitura na Vida: é a parte mais pessoal e mais concreta. Anote e coloque em prática tudo o que descobrir. É a maneira decisiva para mudar o comportamento (ser e agir) e o relacionamento com Deus.
10. Importante: Não caia no erro de querer ler somente a Bíblia sem a ajuda da Igreja, achando que pode interpretá-la de forma particular. Essa tese é protestante e anti-bíblica. Foi por causa disso que o sectarismo se instalou no mundo cristão, existindo hoje mais de 20.000 denominações - todas elas com mensagens "muito particulares" e distintas umas das outras.

Fonte http//:bibliacatolicaonline.com.br

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A palavra de Deus é uma fonte inesgotável

Setembro é o mês em que os cristãos católicos comemoram o Dia da Bíblia (27), tida como a Sagrada Escritura. Nela percebemos uma imensidade de conteúdo histórico que contém dentre outros assuntos leis, promessas, ordens, princípios eternos, parábolas e palavras de amor. A Bíblia além de ser o primeiro livro impresso do mundo, também é o mais vendido. Seu valor é imensurável, por causar naqueles que acreditam em Deus uma sensação de acolhimento no decorrer de sua leitura. Uma coleção de 73 livros que destaca a vontade de Deus para com a humanidade.
A Bíblia foi escrita por homens inspirados em Deus com a ação do Espírito Santo. Para definir o conceito de inspiração, a igreja segue o que foi descrito por São Tomás de Aquino: "É a ação de Deus, movendo e dirigindo o autor na produção do livro, preservando-o de erros, de forma que é Deus o autor e o homem mero instrumento usado para escrever". São Tomás de Aquino propusera que Deus e o Homem estão presentes em toda a obra, um é o autor principal e o outro o autor secundário.
A Sagrada Escritura está dividida em duas partes: Velho Testamento e Novo Testamento. O Velho é composto de 46 livros que foram escritos a partir do séc. XV a.C. até o nascimento de Cristo. Contém a Lei de Deus dada a Moisés, a história do povo de Israel e suas reflexões, bem como a previsão da vinda do Messias, que se deu com a vinda de Jesus Cristo. E o Novo Testamento é formado por 27 livros que descrevem narrativas da vida de Cristo, desde o nascimento à ressurreição; a criação e a expansão da Igreja e documentos de formação do povo cristão.
A Bíblia é um instrumento que deve ser consultado diariamente, individualmente e/ou durante uma reunião em família. Ela não deve ser esquecida na sala, ou em qualquer vão da casa, aberta em um capítulo, tomando poeira e mudando de cor com o passar do tempo. A Sagrada Escritura merece destaque especial. Lembremos que é a palavra de Deus dirigida a todos nós.

Por Mônica Valle

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

terça-feira, 7 de setembro de 2010

sábado, 4 de setembro de 2010

23º Domingo Comum

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
28Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’
31Ou ainda: Qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz.
33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!

Evangelho (Lucas 14,25-33)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Algumas fotos do VI Aviva Candeias!!!





Confira essas e mais fotos na galeria do Site e no Orkut da PASCOM!!


"ORAÇÃO A VIRGEM MÃE DE DEUS DAS CANDEIAS"

Virgem Santíssima, Mãe de Deus das Candeias
Vós que pelos merecimentos de vosso filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe. Vós que não desprezeis as súplicas humanas, nem a elas fechais o vosso compassivo e misericordioso coração: iluminai-me na estrada da vida, encaminhai os meus passos e as minhas ações para o verdadeiro bem. Livrai me de todos os perigos a que está exposta a minha fraqueza; defendei-me dos meus inimigos, todos os dias de minha vida, enquanto não me virdes já salvo no céu a agradecer-vos e louvar-vos. E depois de todos estes benefícios da vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde estais com Jesus Cristo, Nosso Senhor, que vive e reina por todos os séculos dos séculos.
Amém.