E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. (Lc 1,47-49)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

De que forma está sua vida social?

Vamos fazer uma viagem pelo início da civilização? Para isso, teremos que nos transportar para a região conhecida como o berço da humanidade, a Mesopotâmia, região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio. Aqui, as cidades surgiram a partir da agricultura. Alguns séculos antes de Cristo a melhor palavra para definir vida em grupo na Mesopotâmia era a partilha. Todos trabalhavam para suprir as necessidades básicas. Todos plantavam o alimento para juntos, colherem.
Para o bem ou para o mal, o poder do homem de revolucionar e modificar o espaço em que ele vive expandiu a agricultura e criou o comércio. Passaram a existir patrões e empregados. O dinheiro começava a exercer domínio sobre relações sociais, iniciando por sua vez, conflitos, disputa pelo poder e as necessidades que antes eram básicas, passam a ganhar novas proporções.
Voltando para uma realidade muito mais dura, a Mesopotâmia deu lugar ao atual Iraque, local conhecido pelos constantes conflitos territoriais e religiosos. Chegando mais perto do que conhecemos sobre a socialização de pessoas, aqui no Brasil e em várias partes do mundo, a vida social está cada vez menos frequente. A luta agora é contra os vícios gerados pelas novas formas de comunicar. Encontros pessoas estão sendo substituídos por encontros virtuais e as correspondências não atravessam a tela do computador. Milhares de pessoas se comunicam sem nunca terem se visto pessoalmente, nem sequer conhecem a voz do outro pelo telefone.
O antigo e maravilhoso ato de colocar a cadeira na porta de casa e papear com os vizinhos já não é mais visto pelas novas gerações. As pessoas estão evoluindo de acordo com as mudanças que lhes são impostas, mas muito bom seria se conseguíssemos resgatar aquelas sensações do passado e carregá-las através do tempo.
Por mais maravilhosa que seja as ferramentas digitais, capazes de nos fazer enxergar tudo o que existe no mundo, através apenas do computador, não há mal nenhum, muito pelo contrário, faz um bem enorme a relação face a face. Uma boa conversa, um encontro com amigos e horas de risadas são capazes de salvar vidas, pode acreditar.

Por Milena Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário


"ORAÇÃO A VIRGEM MÃE DE DEUS DAS CANDEIAS"

Virgem Santíssima, Mãe de Deus das Candeias
Vós que pelos merecimentos de vosso filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe. Vós que não desprezeis as súplicas humanas, nem a elas fechais o vosso compassivo e misericordioso coração: iluminai-me na estrada da vida, encaminhai os meus passos e as minhas ações para o verdadeiro bem. Livrai me de todos os perigos a que está exposta a minha fraqueza; defendei-me dos meus inimigos, todos os dias de minha vida, enquanto não me virdes já salvo no céu a agradecer-vos e louvar-vos. E depois de todos estes benefícios da vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde estais com Jesus Cristo, Nosso Senhor, que vive e reina por todos os séculos dos séculos.
Amém.