E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. (Lc 1,47-49)

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A palavra de Deus é uma fonte inesgotável

Setembro é o mês em que os cristãos católicos comemoram o Dia da Bíblia (27), tida como a Sagrada Escritura. Nela percebemos uma imensidade de conteúdo histórico que contém dentre outros assuntos leis, promessas, ordens, princípios eternos, parábolas e palavras de amor. A Bíblia além de ser o primeiro livro impresso do mundo, também é o mais vendido. Seu valor é imensurável, por causar naqueles que acreditam em Deus uma sensação de acolhimento no decorrer de sua leitura. Uma coleção de 73 livros que destaca a vontade de Deus para com a humanidade.
A Bíblia foi escrita por homens inspirados em Deus com a ação do Espírito Santo. Para definir o conceito de inspiração, a igreja segue o que foi descrito por São Tomás de Aquino: "É a ação de Deus, movendo e dirigindo o autor na produção do livro, preservando-o de erros, de forma que é Deus o autor e o homem mero instrumento usado para escrever". São Tomás de Aquino propusera que Deus e o Homem estão presentes em toda a obra, um é o autor principal e o outro o autor secundário.
A Sagrada Escritura está dividida em duas partes: Velho Testamento e Novo Testamento. O Velho é composto de 46 livros que foram escritos a partir do séc. XV a.C. até o nascimento de Cristo. Contém a Lei de Deus dada a Moisés, a história do povo de Israel e suas reflexões, bem como a previsão da vinda do Messias, que se deu com a vinda de Jesus Cristo. E o Novo Testamento é formado por 27 livros que descrevem narrativas da vida de Cristo, desde o nascimento à ressurreição; a criação e a expansão da Igreja e documentos de formação do povo cristão.
A Bíblia é um instrumento que deve ser consultado diariamente, individualmente e/ou durante uma reunião em família. Ela não deve ser esquecida na sala, ou em qualquer vão da casa, aberta em um capítulo, tomando poeira e mudando de cor com o passar do tempo. A Sagrada Escritura merece destaque especial. Lembremos que é a palavra de Deus dirigida a todos nós.

Por Mônica Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário


"ORAÇÃO A VIRGEM MÃE DE DEUS DAS CANDEIAS"

Virgem Santíssima, Mãe de Deus das Candeias
Vós que pelos merecimentos de vosso filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe. Vós que não desprezeis as súplicas humanas, nem a elas fechais o vosso compassivo e misericordioso coração: iluminai-me na estrada da vida, encaminhai os meus passos e as minhas ações para o verdadeiro bem. Livrai me de todos os perigos a que está exposta a minha fraqueza; defendei-me dos meus inimigos, todos os dias de minha vida, enquanto não me virdes já salvo no céu a agradecer-vos e louvar-vos. E depois de todos estes benefícios da vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde estais com Jesus Cristo, Nosso Senhor, que vive e reina por todos os séculos dos séculos.
Amém.