E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. (Lc 1,47-49)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Católicos perguntam: que são festas juninas?

Junho é o mês de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Por isso as festas que acontecem no período são denominadas de festas juninas. Santo Antônio é o primeiro. Seu nome era Fernando. Nascido de família rica formou-se padre. Aos 25 anos, trocou a Ordem de Santo Agostinho pela Ordem dos Franciscanos. Adotou o nome de frei Antônio. Passou os cinco últimos anos de vida em um convento de Pádua, na Itália, onde morreu em 13 de junho de 1231, com apenas 36 anos.

São João é o primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias. João Batista vivia no deserto e comia gafanhotos e mel. Ele pregava a conversão e a chegada do cordeiro de Deus. Por isso, a imagem de São João Batista é apresentada com um menino carregando no colo, um carneirinho. Foi João quem batizou Jesus.

São Pedro chamava-se Simão. Ele era um simples pescador até que foi chamado para ser um dos doze apóstolos de Jesus, quem lhe deu o nome de Pedro, que quer dizer pedra. Foi a ele que Jesus confiou a sua igreja: "És Pedro! E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja". Pedro viveu muitos anos após a Ressurreição de Cristo, dedicando sua vida à pregação do Evangelho. Ele foi o primeiro Papa da Igreja.

O nome original de São Paulo era Saulo. Ele perseguia os cristãos. Um dia, ao ser derrubado por uma luz que vinha do céu e era mais brilhante que o sol, escutou uma voz que dizia: "Saulo, Saulo, porque me persegues”? Saulo perguntou: "Quem és tu Senhor?”, Ele respondeu: "Eu sou Jesus a quem tu persegues. Levanta-te, vai à cidade e te será dito o que deves fazer”. Saulo foi para a cidade, ficou cego, sem comer e beber. Ele orava e meditava sobre a revelação que Deus lhe fizera. Ao terceiro dia, o Senhor mandou que Ananias fosse vê-lo pra impor-lhe as mãos fazendo-o recobrar a visão. Ananias obedeceu. Saulo tornou-se Paulo, confessou a sua fé em Jesus, voltou a enxergar e recebeu o batismo. E a partir daí por toda a parte onde andava, Paulo pregava que Jesus é o filho de Deus.

Todos esses homens têm algo em comum: eles se tornaram discípulos de Jesus, amando-o mais que tudo. Diante disso é importante lembrar a importância desses Santos na nossa igreja, ressaltando que a vida deles foi exemplo de amor a Deus.
Por Joselina Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário


"ORAÇÃO A VIRGEM MÃE DE DEUS DAS CANDEIAS"

Virgem Santíssima, Mãe de Deus das Candeias
Vós que pelos merecimentos de vosso filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe. Vós que não desprezeis as súplicas humanas, nem a elas fechais o vosso compassivo e misericordioso coração: iluminai-me na estrada da vida, encaminhai os meus passos e as minhas ações para o verdadeiro bem. Livrai me de todos os perigos a que está exposta a minha fraqueza; defendei-me dos meus inimigos, todos os dias de minha vida, enquanto não me virdes já salvo no céu a agradecer-vos e louvar-vos. E depois de todos estes benefícios da vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde estais com Jesus Cristo, Nosso Senhor, que vive e reina por todos os séculos dos séculos.
Amém.